A Escrita Páleo-Hebraico se originou de onde?


A Escrita Páleo-Hebraico se originou de onde?

Agora o bicho pega!!! Muitos tem defendido que o idioma SAGRADO é o páleo-hebraico. Mas o que é o paleo-hebraico? O paleo-hebraico é a escrita antiga ou arcaica do idioma hebraico. Após o exílio babilônico, os judeus deixaram de lado a escrita paleo-hebraica e adotaram a escrita aramaica quadrática.

Esses (ainda não vou chama-los de fanáticos) dizem com toda convicção que a escrita aramaica é amaldiçoada ou que era a língua dos inimigos dos judeus, os Assírios-Babilônios. Logo, até as escritos encontrados em Qumhan (os famosos rolos do mar morto) são, por assim dizer, amaldiçoados - visto que esses rolos estão escritos com caracteres aramaicos.

Mas por que será que a escrita paleo-hebraica é superior a escrita aramaica quadrática?




Imagem do Rolo do Mar Morto

Origem da escrita Paleo-Hebraica

Bem talvez isso irá surpreender a muitos, mas eu tenho que informá-los: os Israelitas não inventaram o seu próprio alfabeto ou escrita!!!

O paleo-hebraico não foi criado pelos Israelitas no Ermo do Sinai. Então de onde veio esse idioma, será que ele caiu do céu? Não, não e não!!!

A Enciclopédia Judaica, uma das mais prestigiadas enciclopédia do mundo explica a origem do alfabeto paleo-hebraico, vejamos:

"Os caracteres do alfabeto hebraico são derivadas das chamadas letras semitas fenícias ou antigo semítico, a que quase todos os sistemas de letras agora em uso, até mesmo o Romano, pode ser rastreada." Enciclopédia Judaica volume 1 página 439.

 Imagem digitalizada da Enciclopédia Judaica

Vou deixar o link para que vocês pesquisem mais sobre o assunto na própria Enciclopédia Judaica em formato eletrônico, mas que infelizmente está em inglês: 


Outro site para quem quer se aprofundar na origem do idioma hebraico é o Omniglot que fala sobre linguagem e escrita, vou deixar o link aqui em baixo:


O PALEO-HEBRAICO VEM DO ALFABETO FENÍCIO!!!

Se você ainda não está convencido vou lhe mostrar outras imagens:



Vejam a sequência: os hieróglifos canaanitos deram origem aos hieróglifos fenícios que por sua vez deu origem ao alfabeto paleo-hebraico.

Agora vem a pergunta, os canaanitas eram monoteísta ou politeísta? Os canaanitas cultuavam muito a figura do boi, que simbolizava poder ou força. Se vocês notarem a primeira letra do alfabeto paleo-hebraico é o Aleph (a)  que representa um boi nos hieróglifos canaanitas. 

O nome  אַברָהָם 'Abraham (Abraão) que em paleo-hebraico se escreve com aleph (boi): 


Imagem dos Israelitas adorando ao Bezerro de Ouro

Outro exemplo é o nome do Messias, Jesus.

Yehoshua ou como alguns preferem Yaohushua (Forma errada do nome) em paelo-hebraico é:



Se formos radicais, esse nome é totalmente pagão!!! Por exemplo a ultima letra (da direita para a esquerda) é um "Aiyn" que corresponde a um "olho" nos hieróglifos.

Que grupo religioso hoje faz muito referência ao olho dentro de uma pirâmide?


Imagem do olho de horus

Outras fontes confiáveis

Mais se você ainda não se convenceu, segue ai em baixo mais alguns livros que falam da origem da escrita páleo-hebraica:

Veja o que diz o Livro Gramática Hebraica de Gordon Chown páginas 5 e 6:





Veja agora a Enciclopédia da Bíblia (Merril C. Tenney) Vol. 2 páginas 264 e 487:




 Veja também o livro Origem da Bíblia de F. F. Bruce página 296.




 Veja também esse vídeo que fala da origem do Alfabeto no mundo:


  a partir do minuto 17:30

 Conclusão:

Sobre escrutínio, nenhuma escrita é totalmente santa, nem totalmente pagã, visto que o ETERNO não viu problema algum em utilizar o alfabeto fenício, mesmo sendo esse de origem não muito imaculada.

Comentários

  1. Concordo com você em relação qual linga é santa, pois quando formos arrebatados, tenho certeza que nenhum linguá humana será. Mas Qual lingua deveriamos usar nas escrituras e dela traduzir para qualquer outro idioma? Exemplo, se pego um pequeno paragrafo e falo no ouvido de uma pessoa pedindo a que repita no ouvido de outra pessoa e assim por diante. Pergunto, ao se passar só 10 pessoas, a frase dita no inicio por mim é igual a decima repetição por outra pessoa? Não. Então quanto mais linguas colocarmos no meio do povo, mais bagunça ficará, então o certo é quem falava Fenicio e os livros ou passagens que estivessem falando daquela pessoa que falava fenicio, deveria esta em fenicio. Os que falavam grego, deveria esta em grego, os que falavam latin deveria ta em latin, e os que falavam aramaico, tambem deveria esta em aramaico. Se quisermos traduzir tudo para o Portugues, então devemos traduzir todos separadamente direto de suas linguas originais de suas epocas para o portugues, sem se transliterado em qualquer outra linga. Sendo que os nome Fenicios deveriam se manter fenicios, os Paleo-Hebraicos continuariam Paleo Hebraico. Os nomes Egípcios ficariam em Egipcios, sem serem traduzidos, ou se o caso fosse traduzidos, se colocassem o original da lingua, entre (parenteses) sua fonetica original na linga falada e o nome em letra original. Exemplo, Vamos pegar Moises (Mo-shê = Tirado das aguas = Egípcio]. Só um exemplo, ja que dizem que o nome era hebraico mas a rainha que achou com certeza deveria falar egípcio e dado nome egípcio. Se ele fosse chamado em Hebraico ou aramaico por outro nome, também incluisse pois assim o chamavam na epoca, de acordo com escrituras. Resumindo, pegue Daniel, ele tinha um nome em hebraico e um pagão, citasse os dois. dizendo linguá, pronuncia e escrita.
    Por isso acho mais indicado usar Egípcio, Paleo-Hebraico e Aramaico de acordo com cada povo que falavam eles.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional o conteúdo!Tenho um profundo interesse em conhecer o antigo hebraico com o alfabeto fenício,que assim também;a passagem no tempo do Êxodo e também conhecer os nomes verdadeiros no paleo hebreu como também na passagem do exílio babilônico.

    ResponderExcluir
  3. Discordo de muita coisa, o nome você usa o moderno e acrescento de vogais, e isso é historicamente comprovado que eles usavam consoantes vocalicas, que era basicamente a substituição de uma consoante por uma vogal. Logo o nome do Criador é YAUH e do filho YAUSHA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. De qualquer forma eles não criaram um alfabeto, não tinha condição nenhuma para iss. Os fenícios eram um povo muito superior em inteligência e habilidades.

      Excluir
  4. Tanto texto... e daí? Falou, falou e não disse nada. Inteligência, o caso é: como era escrito e pronunciado no tempo de Moisés, porque é diferente de como se fala e pronuncia hoje... Tem uns lunáticos com palhaçada de pagão? Tem. Mas surge você no meio da selva falando O QUE? Nada.

    Jesus, volta logo, ta osso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas