TEÓFILO DE ANTIOQUIA, O PRIMEIRO APOLOGISTA DEFENSOR DA TRINDADE?
TEÓFILO DE ANTIOQUIA, O PRIMEIRO APOLOGISTA DEFENSOR DA TRINDADE?
Teófilo de Antioquia (?-186). Teólogo, escritor cristão, apologista e Padre da Igreja que, segundo os dados que chegaram até aos dias de hoje, foi o sexto bispo de Antioquia, da Síria, entre 169 e 182 ou 188.
Quem quiser saber mais sobre a história de Teófilo basta clicar aqui
O que é mais curioso sobre sua história é que ele foi o primeiro Apologista a falar sobre a Trindade.
Mas o conceito dele é bem diferente do que chamamos hoje de trindade. Em sua obra em grego, Ad Autolycum, Livro II capítulo 15: ele descreve a trindade da seguinte maneira:
Ὡσαύτως καὶ αἱ τρεῖς ἡμέραι πρὸ τῶν φωστήρων γεγονυῖαι τύποι εἰσὶν τῆς τριάδος, τοῦ θεοῦ καὶ τοῦ λόγου αὐτοῦ καὶ τῆς σοφίας αὐτοῦ. τετάρτῳ δὲ τόπῳ ἐστὶν ἄνθρωπος ὁ προσδεὴς τοῦ φωτός, ἵνα ᾖ θεός, λόγος, σοφία, ἄνθρωπος. διὰ τοῦτο καὶ τετάρτῃ ἡμέρᾳ ἐγενήθησαν φωστῆρες.Link do texto em grego
Traduzindo: Da mesma maneira também os três dias que estavam diante dos luminares, são tipos da Trindade, de Deus, e Sua Palavra, e Sua sabedoria. E o quarto é o tipo de homem, que precisa de luz, para que haja Deus, a Palavra, a sabedoria, o homem. Pelo que também no quarto dia foram feitas as luzes.
Link para o texto em inglês
A trindade para Teófilo de Antioquia era Deus, a Sua Palavra, e Sua Sabedoria (Sophia), totalmente diferente do dogma da Trindade como a conhecemos. Isso mostra claramente que os primitivos Cristãos não acreditavam na Trindade entre Pai, Filho e Espírito Santo.
Comentários
Postar um comentário