Seu Deus é Zeus?
Seu Deus é Zeus?
Muitos pela Internet, seja por meio do Youtube ou de Blogs, têm dito categoricamente que a palavra (ou melhor: substantivo masculino comum) em português "Deus" se origina da palavra "Zeus", o maior deus no panteão grego. Eles concluem que por causa desse fato, devemos parar de PRONUNCIAR tal nome, pois segundo esses, é uma palavra que tem uma origem pagã.E agora? Devemos ou não devemos chamar o "Criador" do céu e da terra de Deus? Será que as pessoas perderão sua salvação por causa de um Substantivo comum?
Primeiro antes de eu argumentar sobre o tema, precisamos entender qual é a origem de nosso idioma, o Português.
Origem do Idioma Português.
Bem, para quem não sabe, nosso idioma não surgiu espontaneamente ou do nada. Na verdade nosso língua é a Última Flor do Lácio.
Mas o que é que significa Última Flor do Lácio??????? Calma, calma, não criemos pânico!!! Deixa que eu explico.
No soneto “Língua
Portuguesa”, o poeta brasileiro Olavo Bilac (1865-1918) escreve no primeiro
verso “Última flor do Lácio, inculta e bela”, se referindo ao idioma Português
como a última língua derivada do Latim Vulgar falado no Lácio, uma região
italiana.
As línguas latinas
(também chamadas de românicas ou neolatinas) são aquelas que derivaram do
Latim, sendo as mais faladas: Francês, Espanhol, Italiano e Português.
Mas surge uma nova pergunta em nossas cabeças pensantes: de onde veio o Latim?
O latim se origina de outras línguas, como mostra a tabela abaixo:
Conforme a ilustração acima mostra, o português (grifo vermelho) vem do latim o qual se origina de uma língua mais primitiva: o Itálico.
Mas você deve está se perguntando agora ai na sua poltrona ou cadeira: e o idioma grego nessa história toda, onde ele está? Note o que está marcado de azul. Isso ai, o grego surge ou tem sua origem em um idioma que é chamado Helênico ou proto-grego.
Todos esse idiomas tem uma raiz comum: o Proto Indo Europeu.
Portanto, o latim não se origina do proto-grego ou um primitivo dialeto helênico, mas se origina do Itálico.
Já podemos aqui concluir que a origem da nossa palavra Deus, vem do latim "Deus ou dei". E não do grego Ζεύς (Zeus), que pertence a um outro tronco linguístico.
Então de onde surgiu essa teoria da conspiração de que o nosso substantivo Deus vem da palavra grega Ζεύς?
Bem, a confusão vem de uma má interpretação de um livro de João Evangelista Martins Terra, intitulado: O Deus dos Indo-Europeus. Vou deixa link para o livro aqui em baixo:
https://books.google.com.br/books?id=dqCFADSqjBcC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
https://books.google.com.br/books?id=dqCFADSqjBcC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
Mas afinal de contas, o que o livro desse Sr. diz sobre o tema que está sendo abordado? Tem alguma base para se crer que Deus (em latim) & Zeus (em grego) são a mesma deidade?
Etimologia da Palavra Deus no proto-indo-europeu.
No livro já citado na página 36 parágrafo 1 diz:
"Para expressar a ideia de Deus, o indo-europeu usou um símbolo cósmico-espacial: a palavra DEIWOS ou DYEUS (derivada da raiz DI = iluminar), que significa o céu luminoso diurno."O que é mais interessante é que nem no grego, nem nos idiomas Eslavos e Germânicos, tem o substantivo comum para Deus, originado de DEI do proto-indo-europeu. (Veja no mesmo livro página 37 parágrafo 4)
Eu pesquisando um pouco as palavras para Deus nas línguas eslavas e germânicas e grega, vi que de fato, elas não tem a raiz Dei para a designação comum da deidade em cada um desses idiomas. Vejam:
Línguas
Eslavas:
Croata:
Bog
Russo:
Bog
Eslovaco:
Boh
Línguas
Germânicas:
Inglês:
God
Alemão:
Gott
Dinamarquês:
Gud
Sueco:
Gud
Língua
Grega:
Grego:
Theós
Todas essas palavras são substantivos comuns para deus que não se
originam da raiz proto-indo-européia DEI. Embora o substantivo em latim "Deus" e o em grego "Zeus" tem uma raiz em comum do proto-indo-europeu, DEI, que significa "iluminar" ou "dia", não prova que ambas são a mesma palavra com o mesmo significado, mas antes são palavras cognatas: palavras que tem etimologicamente uma origem em comum.
Pesquise um pouco na internet sobre palavras cognatas.
http://www.infoescola.com/ingles/falsos-cognatos/
http://www.infoescola.com/ingles/falsos-cognatos/
Entre o português e o inglês por exemplo existe vários cognatos: Criação (em Português) ou Creation (em Inglês) derivam da mesma raiz latina: "creo, -are".
Assim como a nossa palavra para Criador ou Criação não se origina de Creation, embora a construção da palavra seja parecida, o substantivo Deus e Zeus embora parecidos na pronuncia e na escrita não provam que uma se origina da outra, mas que ambos tem uma raiz em comum DEI.
O perigo de ser radicalista ou fundamentalista.
Quando eu estava digitando esse texto me lembrei do que o apóstolo Paulo disse a Tito, em Tito 1:15:
Para os fanáticos e fundamentalistas, tudo é pagão, ou impuro..."Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas."
Só para mostrar a fragilidade do argumento de que a palavra "Deus" tem uma origem pagã e que não deve ser pronunciada, veja o mesmo caso da palavra "Dia" em português.
O livro do João Evangelista Martins Terra mostra que a nossa palavra "dia" também se origina da mesma raiz DEI (iluminar) - Veja as páginas 36 e 37 do livro o Deus dos Indo-Europeus.
Será que devemos parar de usar a palavra dia, por ser seu radical de origem proto-indo-europeia?
Veja alguns derivados da palavra dia:
- Diariamente, diário, diarista, diurno,
diurnamente etc.
Se formos radicalizar, deveríamos para de falar o idioma
português, porquê? Porque a maioria das nossas palavras tem origem grega ou
latina. E muitas delas são derivadas de nomes próprios dos deuses do Olimpo.
Exemplos:
Da deusa Afrodite derivam-se as palavras afrodisia
e afrodisíaco etc.
Do deus Cronos derivam-se as palavras Cronograma,
cronologia, cronômetro etc.
Da deusa Géia ou Terra, derivam-se as
palavras terraplanagem, geo, geografia, geologia, território,
terreno etc.
Do deus Vulcano derivam-se as palavras vulcão,
vulcanização, vulcânico etc.
Do deus Hipnos ou Sono, derivam-se as
palavras Hipnose, Hipnotismo, Sono, Sonolência, Sonífero etc.
Deveríamos retirar essas palavras de nosso vocabulário por
que existiam deuses com esses nomes? Se fizermos isso teríamos que deixar de
falar português!!!
Pense nessa ilustração:
Digamos que surja um nova religião no Brasil hoje, e que essa nova religião adore um animal marinho e que eles venham chamar essa deidade de "O Peixe". Será que agora a palavra peixe se torna pagã? Você deixaria de usar esse vocábulo por causa de sua ligação com esse deus falso criado por humanos? Claro que não!!!
A palavra peixe continuaria a mesma para você. Embora outros o considerasse uma deidade. Da mesma forma acontece com a palavra DEI (iluminar). Embora os homens tenham dado um significado religioso posterior a esse Radical, ainda assim não a torna PAGÃO.
Lembre-se para Deus "o ídolo criado pelo homem nada vale."(compare 1 Coríntios 8:4) Isso envolve também o seu nome!!!
Será que o Pai, criador de tudo, não ouvirá a minha oração ou de quem quer que seja, se chamarmos de Deus? De maneira alguma!!!
Salmos 65:2:
"Ó tu que escutas a oração, a ti virão todos os homens,"Todos os homens, em seu próprio idioma podem ser ouvidos por Deus, O qual entende todas as línguas!!!
Mas quem criou a palavra Dei* no proto-indo-europeu?
No verbete Jafé, que era um dos filhos de Noé, que sobreviveu ao Dilúvio, a Enciclopédia da Bíblia Vol. 4 de Merrill C. Tenney, página 22 diz:
"A maioria dos grupos étnicos envolvidos em Gênesis 10.2-4 era de origem indo-européia.(...) Javã tem sido igualado aos jônios, uma das tribos gregas. O Peloponeso da Grécia foi o fim do movimento em direção sul, das tribos arqueanas, conhecidas como micenas, de língua indo-européia."
Quem
deu origem ao idioma indo-europeu foi o Criador, Deus! (Gênesis 11:7,8)
Dizer que a origem da palavra Dei* é pagã não está levando
em conta que o Eterno foi quem deu origem a esse radical proto-indo-europeu. É o
mesmo que dizer que o Deus Verdadeiro criou algo pagão!
Portanto, caro leitor que ainda tem esse pensamento radicalista, não seja como os fariseus nos dias de Jesus. Que se apegava a coisas mínimas da Lei mas se esquecia das coisas mais importantes.
Mateus 23:24:
Guias cegos! Vocês coam um mosquito, mas engolem um camelo.
Toda a sua mentira e inracional e improcedente! ! Pobre louco continues adorar a Estrela da manha kkkkk
ResponderExcluirA Biblía Hebraica da aditora Sefer Que é uma Tradução feita por Judeus traduziu o Nome Elohím em Hebraico por Deus em Português.
ResponderExcluirPor isso Deus é equivalente a Elohím.
DE FATO A LINGUA LATIM NÃO DERIVOU DA LINGUA GREGA, MAS QUEM INTRODUZIU ZEUS NO CRISTINISMO FOI CONSTANTINO IMPERADOR, FUNDADOR DO CRISTIANISMO, EREGIU UMA ENORME ESTÁTUA A ZEUS PERTO DA SUA MORTE, A PARTIR DE JERONIMO RESPONSÁVEL PELA VULGATA, FOI INTRODUZIDA A PALAVRA THEOS, QUE VEIO DE ZEUS, E TODAS AS VERSÕES BÍBLIACAS VIERAM DA PAGÃ VULGATA, OU DE UMA BIBLIA GREGA CORROMPIDA.
ResponderExcluir